top of page
Foto do escritorProf. Romenik Queiroz

Uma fotografia também é discurso


O AUTO DA COMPADECIDA - PERSONALIDADES ATRAVÉS DA IMAGEM DO CORPO.

O CORPO TODO FALA!

Como diz o livro de uma autora consagrada nas ciências humanas, "o corpo como suporte da arte." Analisaremos às luzes da comunicação não verbal as personalidades de cada personagem na fotografia apresentada:

1. Chicó: intimidado com o ambiente, ombros caídos (tentando ocupar o mínimo possível de espaço para não ser notado). Altamente travado, olhar para o infinito (introspecção), pernas fechadas e braços sobre as pernas (típico de quem busca evitar críticas. Fazemos isso quando chegamos atrasados em eventos).

2. João Grilo: é o risonho e convidativo na imagem. Chegamos a perceber culturalmente que quem muito rir trama escondido contra nós... braços abertos para se comunicar com o outro, mas os ombros levemente levantados contrasta com a diminuição do pescoço de quem mostra uma certa intimidação sertaneja. Apoia as mãos no banco demonstrando a insegurança já verificada através dos demais elementos já citados. Pés juntos demonstram autopoliciamento em relação ao que expressaria para não desagradar por meio de possíveis atos espontâneos.

3. Rosinha: expressa a típica postura majestal de autoridade amigável (ombros equilibrados, pescoço exposto, olhar em nível médio). As pernas ficam cruzadas através de um sentar neozelandês, consagrado como uma posição hegemônica feminina. As mãos por cima das pernas, nesse caso, demonstra que ela não se encontra intimidada, ao contrário, apenas quer evitar uma maior aproximação com os dois outros personagens ao seu lado. Preservando a sua área de aproximação íntima.

4. Cabo Setenta: expansivo, altamente autoconfiante, pernas abertas excessivamente, invasivo quando ultrapassa a bolha da área pessoal de Rosinha. Chega a ser deselegante, rude e obsceno. Outro gesto obsceno é o que ele faz com as mãos. Perceba atentamente e resolva a análise!

Agora, analise como você expressa a sua personalidade ao se comunicar em público. Você é contraditório ou congruente em cada contexto de atuação?


Não aumente a resistência do seu público-alvo, mas a aceitação ao que você propõe! EU QUERO TREINAR A SUA COMUNICAÇÃO DE FORMA PROFISSIONAL. Ah, os atores trasmitiram muito bem cada personalidade dos personagens através da imagem corporal. Verificamos que há uma comunhão de significados corporais com a prática comportamental de cada figura do filme. Portanto, tudo é comunicação!


E você transmite uma comunhão entre as suas mensagens e intencionalidades no dia a dia?

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page