top of page
Foto do escritorProf. Romenik Queiroz

Saiu no GLOBO REPÓRTER: Os Efeitos da Timidez

Atualizado: 8 de set. de 2021









O Globo Repórter realizou um programa completo sobre o SOFRIMENTO das pessoas tímidas que não conseguem falar em público. Há 16 anos pesquiso profundamente sobre o tema. Presenciei centenas de casos de superação e desenvolvimento nos treinamentos que realizei.

São expressos no corpo alguns sintomas de ansiedade ou fobia: olhar do orador que foge dos olhares do público, esquecimento das palavras, desorganização do discurso verbal, perda de controle dos significados emitidos pelo corpo, sudorese, mãos frias, lábios secos, excesso de velocidade ou lentidão, falta de interação com o público, perda de criatividade, testa franzida, risos desordenados, fala entrecortada, desconforto na garganta, baixo volume da voz e afastamento de qualquer ambiente que possa lhe solicitar uma comunicação em público.


Se você tem um desses sintomas quando fala em público, precisa participar do nosso treinamento de oratória. Uma abordagem com profundidade teórica e prática. Intervenção pontual de acordo com cada perfil específico apresentado por nossos participantes. Um método atestado em seus efeitos transformadores por mais de 30 mil pessoas: Psicoratória. Sistematizei os princípios comunicativos para separar a oratória científica dos achismos técnicos sem fundamentações, que ficam no campo imaginário meramente positivo.

Ressalto que na França e em alguns países desenvolvidos a oratória é parte obrigatória na formação do currículo escolar. A nossa cultura precisa se aprimorar para impedirmos que as falas de nossos cidadãos continuem sendo amordaçadas por uma cultura punitiva. Toda a sociedade perde, pois, milhões de brasileiros deixam de se desenvolver de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais. Até a nossa economia acaba sofrendo os reflexos dessa inibição. Jovens se sentem incapazes e não falam nem quando participam de uma entrevista de emprego.

O problema é social. Não é uma questão do indivíduo. Não se sinta culpado por isso!!

A inibição não é uma doença, mas uma energia que perde o seu fluxo direcional, impedindo que o sujeito realize uma determinada atividade! O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO é uma dessas realidades! É preciso que a pessoa se perceba como potente para administrar essa situação. Claro que é totalmente possível falar bem consigo e em público!


Curiosidades:


Os vendedores aprendem a observar as mãos de seus clientes quando estes expõem suas razões para não querer comprar um determinado produto, porque a pessoa que apresenta razões válidas geralmente mostra as palmas das mãos. Quando uma pessoa dá uma explicação sincera de seus motivos, usa as mãos abertas; a pessoa que não está dizendo a verdade dará provavelmente as mesmas respostas verbais, porém escondendo as mãos.


Edward Bernays, sobrinho de Freud, colocou os estudos da Psicanálise sobre o inconsciente a serviço do consumo de massa nos Estados Unidos. O que transformou toda a Comunicação Empresarial do século XX. Atestou que o "mal estar" do sujeito poderia servir na liberação de uma energia na busca impensada pelo prazer imediato. Bastaria ao mercado capturar essa lógica do desejo e transmitir ao público-alvo. Já estaria dentro de uma lógica da produção e consumo irrestrito de supérfluos para a geração de lucro! Era tudo que o MERCADO NECESSITAVA NO MOMENTO PARA EVITAR QUE AS MÁQUINAS PRODUTIVAS FICASSEM OCIOSAS.

Foi ele quem inventou o termo Marketing e Relações Públicas aos moldes como conhecemos atualmente. Propaganda massificada contextualizada ao grande poder produtivo do capitalismo, que posteriormente seria chamado de Capitalismo de Consumo. Assim, o desejo seria manipulado quando capturado por símbolos, gestos e expressões que remeteriam o sujeito ao próprio vazio existencial. A promessa do objeto de consumo sempre se funda nessa falta (das Ding - do alemão - a coisa que nos falta). Edward foi um dos homens mais influentes do século XX.


Espero que esse texto aumente a sua visão sobre o cenário comunicativo que deve se apropriar dos elementos verbais e não verbais para dar notoriedade às pessoas, produtos e temas conforme a realidade pós-moderna. A sua mensagem é resolvida e envolvente?


Não sofra mais com esses sintomas. Aliás, a sua lucratividade depende do seu poder comunicativo em atender a uma demanda psicológica antes de qualquer objeto material.


Eu quero treinar você!


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page